terça-feira, 7 de outubro de 2008

Extinção ameaça um quarto de todas as espécies vivas

Um quarto de todas as espécies existentes pode estar em algum grau de risco de extinção. É o que afirma um estudo divulgado ontem no encontro da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), em Barcelona. Apesar de não avaliar a situação de todos os seres vivos do planeta, a pesquisa analisou grande parte deles.
O autor da estimativa, Jonathan Baillie, da Sociedade Zoológica de Londres, projetou os números a partir da chamada lista vermelha, o documento anual da IUCN que avalia o estado de alguns grupos específicos de seres vivos, como aves, mamíferos, anfíbios e algumas plantas.
Após escolher algumas amostras aleatoriamente e fazer a projeção, o cientista, apresentou seus números. "A idéia de que uma em cada quatro espécies do mundo possa estar ameaçada não parece disparatada", disse. "Não sabemos ainda, porque não avaliamos grupos de invertebrados e de algumas plantas. Mas já começamos."
Um quadro com 25% das espécies ameaçadas é precisamente aquele que se encaixa nos mamíferos. O levantamento mais detalhado já feito para este grupo vertebrado também foi divulgado ontem. Em estudo a ser publicado na revista "Science" cientistas afirmam que metade das espécies tem populações em queda, e um quarto delas já estão sob ameaça.
Segundo a ONG Conservação Internacional, por trás dessa tendência estão principalmente o desmatamento tropical e a caça.


Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.